AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA2019-02-19T20:51:13+00:00

Avaliação Neuropsicológica

O que é?

A avaliação neuropsicológica é um método de investigação de nosso desempenho em domínios associados a funções cerebrais, como cognição, emoção e comportamento. Por oferecer um quadro bastante compreensivo dos recursos mentais da pessoa examinada (pontos fortes e fracos), a avaliação é muito utilizada para apoio diagnóstico, para equilibrar expectativas de desempenho, para adequação do currículo escolar, delimitação de alvos específicos de intervenção, planejamento e investigação da eficácia de um tratamento, entre outros. A avaliação neuropsicológica fornece informações essenciais para o planejamento de ações que auxiliem o indivíduo a atingir todo o seu potencial e/ou a melhorar sua qualidade de vida. A avaliação neuropsicológica pode ser realizada desde a infância até a velhice.

O que se deve esperar?

Usualmente, a avaliação inclui uma entrevista clínica abrangente sobre aspectos do desenvolvimento, desempenho acadêmico, no trabalho ou em atividades do cotidiano, além de pesquisar outras questões médicas e do ambiente do(a) cliente. Os testes neuropsicológicos são empregados para avaliar uma série de funções adaptativas do ser humano, como

  • Inteligência e capacidade de solução de problemas complexos
  • Memória e aprendizagem
  • Linguagem
  • Processamento visuoespacial
  • Atenção e velocidade de processamento
  • Funções executivas
  • Cognição social
  • Desempenho acadêmico

Frequentemente, a avaliação incluirá a investigação de aspectos relacionados à regulação emocional, comportamentos problemáticos e personalidade. A testagem envolve atividades práticas de lápis e papel, responder a questões variadas e uso do computador. Pais, professores, cuidadores ou outras pessoas próximas podem ser solicitados a preencher questionários sobre o comportamento, desempenho e funcionalidade do(a) examinando(a). É comum que a avaliação envolva mais de um profissional. A duração da avaliação depende do objetivo envolvido e do ritmo do(a) examinando(a). Normalmente, o exame dura entre 4 e 6 horas divididas em sessões de 50 a 90 minutos. Assegure-se de que o(a) examinando(a) tenha uma boa noite de sono e traga consigo qualquer adaptação necessária no dia da avaliação (p.ex., óculos). Os resultados da avaliação são entregues por escrito e discutidos com o(a) examinando(a) e/ou responsável numa sessão separada.

Porque foi solicitada?

Os motivos são diversos, porém costumam ter um dos seguintes objetivos: apoio diagnóstico, desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção ou avaliação da eficácia de um tratamento. Em crianças, problemas de comportamento e de aprendizagem lideram os encaminhamentos. Em adultos, o comprometimento funcional associado a quadros neurológicos e psiquiátricos comumente são razão da solicitação da avaliação neuropsicológica. Em idosos, a investigação passa a ser concentrada em problemas relacionados à perda cognitiva, como acontece na doença de Alzheimer.