TREINAMENTO DE PAIS2019-02-19T21:00:20+00:00

Treinamento de Pais

O que é?

O Treinamento de Pais é uma psicoterapia para crianças e adolescentes realizada com seus pais. Entre as psicoterapias existentes para crianças e adolescentes, provavelmente nenhuma outra se compara em nível de evidência de eficácia. Dificuldade para seguir regras e para obedecer, birras e agressividade, por exemplo, são problemas alvo do(a) psicólogo(a) comportamental eficazmente resolvidos num programa de treinamento de manejo comportamental para pais.

O Treinamento de Pais tem como objetivo ajudar os responsáveis a interagir com a criança/adolescente de forma a reduzir a agressividade e o comportamento irritável, bem como a melhorar o relacionamento entre cuidadores e criança/adolescente. Nesse tipo de intervenção psicoterápica, ensina-se formas mais eficientes de se responder ao comportamento inadequado da criança. O treinamento é focado na importância da previsibilidade do ambiente para a criança, da consistência dos pais ao lidar com os mesmos comportamentos e no princípio de reforçar comportamentos positivos.

O que se deve esperar?

Existem várias técnicas e programas baseados em princípios da Análise do Comportamento Aplicada e da Terapia Cognitivo-Comportamental que podem ser empregados no Treinamento de Pais. Geralmente, o programa é realizado semanalmente, por 12 semanas. A duração, contudo, depende de fatores como o engajamento dos pais e a complexidade dos problemas comportamentais da criança/adolescente. As sessões são realizadas com os responsáveis (pelo menos um). A criança/adolescente participará de uma ou outra sessão, apenas para o cumprimento de objetivos específicos. A intervenção é frequentemente recomendada para sintomas clínicos do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD), bastante presentes em crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Quanto mais nova a criança, melhor!